CUIDE BEM DE SUAS ROUPAS

Para a roupa ficar sempre bonita e com cara de nova, é preciso alguns cuidados especiais. Cada tecido exige um tratamento específico. Lavar, passar e guardar da maneira correta faz toda a diferença na estética da peça. Confira abaixo algumas dicas: (em breve termos fotos ilustrativas)

Cuidado ao guardar
Roupas feitas em viscolycra devem ser guardadas dobradas. Evite o cabide, pois esse tecido é muito maleável e pesa, deformando e aumentando de tamanho, pois a malha cede se ficar pendurada. Uma boa dica para saber o que pode ou não ficar fora da gaveta é ver se o tecido estica ou se é rígido. Todo aquele que não é maleável pode ir ao cabide sem problemas.

Se você não tiver espaço suficiente para guardar suas roupas com elastano em gavetas ou prateleiras, dobre antes de colocar no cabide para que o peso seja menor, diminuindo a deformação. Dobre ao meio, com a parte da frente para dentro e pendure. Em caso de vestidos e peças maiores, dobre novamente. Não deixe muita sobra de tecido pendente. 

Cuidado ao lavar
A melhor forma de manter a coloração da roupa sempre viva é lavá-las com sabão neutro e água fria.  Atenção: a água quente é ótima para tirar manchas, mas desbota o tecido com muita facilidade, deixando-a com cara de velha rapidamente. (Sabão de coco não é sabão neutro, embora seja menos agressivo). 

Sempre separe os tecidos e cores da seguinte maneira: pretas, brancas, tons pastéis, cores fortes, vermelhos e pinks. Roupas delicadas com tecidos finos devem estar separadas de calças e camisetas em tecido mais pesados. O jeans deve ser lavado separadamente, pois seu atrito com outros tipos de tecidos pode provocar as temidas bolinhas.

Se a sua máquina tiver a função para roupas delicadas, utilize-a para os tecidos mais finos e viscolycras. Alguns mercados e lojas de materiais domésticos vendem uns saquinhos que protegem a roupa do atrito com outros tecidos e com a própria máquina de lavar. 

Cuidado ao secar
Da mesma maneira que a viscolycra pesa no cabide, acontece no varal, quando está molhada. Para que isso não aconteça, procure distribuir a roupa em duas ou três fileiras. Caso não tenha espaço suficiente, pendure uns três cabides no varal e distribua a peça entre eles. Deixe o mínimo possível pendurado para evitar deformações no tecido. 

Cuidado ao passar
Tecidos mistos, como por exemplo os com elastano, tendem a brilhar. Para não deixar marca de ferro em suas roupas procure passar do avesso. Caso existam detalhes que precisem ser passados do lado certo, coloque um tecido de algodão sobre a roupa para proteger. 

Sempre encaixe a roupa na tábua de passar. Nunca coloque a roupa sobre a tábua com a parte de trás e a da frente uma sobre a outra, pois isso faz com que detalhes de uma face fiquem marcados na outra. Você já viu alguém com uma blusa cuja marca da gola pode ser vista nas costas? Isso seria evitado se uma parte não estivesse sobreposta na outra no momento de passar.